Natal com Jogos de Tabuleiro

Resgate a antiga magia dos jogos de tabuleiro nas festas de fim de ano

Quem tem mais de 30 anos deve ter se divertido com estes jogos, que assim como o disco de vinil sempre manteve seus fervorosos fãs.

Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetive, War, Imagem&Ação, Monopoly são alguns dos mais famosos e ainda comercializados pelos grandes varejistas. Era comum nas décadas de 1980 e 1990 reunir os amigos, familiares e vizinhos para jogar e montar estratégias.

Aos poucos estes de tabuleiro foram sendo trocados pelos videogames, mas atualmente muitos ficam fascinados para jogar em lanchonetes, como a Ludus Luderia, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Lá, é possível encontrar a maioria dos jogos, como baralho, damas, dominó, gamão, o próprio ludo, entre as 700 caixas, tantos dos nacionais quanto dos importados.

tabuleiro_1

(Foto: Ludus Luderia / Facebook)

Há também aqueles que escolheram colecionar e comercializar os jogos de tabuleiro. É o caso de Jean e Jane Scuto, que possuem uma loja em São Paulo e também vendem online.

Jean Scuto era publicitário e encontrou no colecionismo sua paixão. Ele conta que há cerca de 20 anos, quando passeava na feira de antiguidades da Praça Dom Orione, no Bixiga, em São Paulo, avistou um carro de polícia de lata que possuiu na infância, e naquele momento passou a usá-lo como terapia contra a conturbada vida que levava, cheia de prazos apertados e estresse.

tabuleiro_2

Jean Scuto e o carrinho de lata que o fez lembrar da infância (Foto: Tarcila Zonaro)

O colecionador é um dos maiores comerciantes de jogos de tabuleiros do Brasil e destaca que muitos clientes buscam os antigos na sua loja, a Collecting Toys, tanto pela qualidade do material quanto pela nostalgia de manusear o mesmo que brincou há décadas. Um exemplo é o Jogo da Vida, da Estrela, que tinha o tabuleiro fabricado em couro.

De acordo com Jane, qualquer momento é perfeito para reunir a família e amigos e relembrar a infância com os jogos, mas as festas de fim de ano se tornam uma das principais oportunidades. “Em um mundo individualista e cada vez mais digital, esses jogos aproximam as pessoas, que fazem alianças para vencer os adversários e também aprendem a contra-atacar, raciocinar e interagir com o outro”, destaca.

Confira alguns dos jogos antigos:

tabuleiro_3

(Foto: Tarcila Zonaro)

Na loja de Scuto é fácil encontrar um curioso jogo dos anos 1960 – o Leilão de Arte. Para no mínimo três e no máximo seis jogadores, o objetivo é arrematar o maior número de obras pelo menor valor possível, e também oferece contato com o mundo das artes plásticas. Todos aprendem brincando.

tabuleiro_4

(Foto: Tarcila Zonaro)

 

Fica a dica: transforme as suas festas de fim de ano em pura diversão.

SERVIÇO:
Collecting Toys
Vendas online: mercadolivre.com.br/collecting+toys
Facebook: www.facebook.com/COLLECTINGTOYS

Ludus Luderia
Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista – São Paulo – SP
Entrada: a partir de R$ 15. Consumação cobrada separadamente.
Tel.: (11) 11 3253-8452
Site: www.ludusluderia.com.br

 

*Texto publicado inicialmente no Portal Be Style.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.