Paixão nacional: exposição reúne peças raras do futebol brasileiro

Mostra itinerante exibe objetos exclusivos que contam história da Seleção e aproxima ídolos e torcedores através de ações interativas

Faltando poucos dias para iniciar a Copa do Mundo no Brasil uma exposição inédita entra em campo no Shopping Eldorado, em São Paulo. Composto de um exclusivo acervo de peças históricas dos campeonatos mundiais dos quais o Brasil participou, como objetos, fotos, uniformes, vídeos e instalações interativas mostram como o esporte mudou ao longo de mais de um século de existência.

“Brasil. Apaixonados por Futebol” tem curadoria de Vanessa Parreira, filha do técnico da seleção na conquista da Copa do Mundo de 1994 e atual coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira.

860499_764605026903726_5759518446788983508_o

A chuteira de Hilderaldo Luís Bellini, capitão da Seleção Brasileira na conquista do primeiro título mundial, em 1958, é uma das peças expostas, assim como a bola da Copa autografada pelo capitão Cafu na conquista do pentacampeonato em 2002, e a camisa autografada pela seleção brasileira de 1994.

“Brasil. Apaixonados por Futebol” é dividida em cinco ambientes. São eles:
• Curiosidades: números das copas/ estatísticas;
• Títulos Mundiais: painel que retrata as cinco conquistas da seleção brasileira;
• Copa no Brasil: painel que expõem as cidades-sedes;
• História da Seleção Brasileira nas Copas: acervo exclusivo de ícones do futebol mundial, tela exibindo entrevistas exclusivas com personalidades, acervo com peças exclusivas da CBF que traz mais sobre a história do futebol verde-amarelo;
• Ala da Torcida: Espaço interativo, onde está instalada telas que irão transmitir uma seleção de imagens dos maiores momentos do futebol mundial das últimas copas, jogos e depoimentos.

A interatividade também chama a atenção. É quando os visitantes têm a chance de ficar próximos aos jogadores. Na Ala da Torcida, os torcedores podem participar de duas ações. A primeira chama-se Assinatura da Bandeira, onde em cada cidade que a exposição passar terá um pedaço da bandeira do Brasil exposta para os visitantes assinarem e deixarem mensagens. Ao final da mostra, a bandeira será montada e entregue para a comissão técnica da seleção brasileira. Também tem o Vídeo de Incentivo, onde os torcedores podem deixar seu depoimento para inspirar a seleção. Ao final será editado um vídeo com todos os recados que também será entregue à comissão técnica da seleção brasileira.

O projeto revela como o futebol contribuiu para a formação de uma identidade brasileira, permeando as mais diversas áreas de conhecimento, e não somente no campo esportivo. O acesso é gratuito e a mostra pretende integrar a história do esporte mais popular do planeta com tecnologia e interatividade.

Parte do acervo da exposição:
1) Troféu Brasil x Paraguai Eliminatória – 1969
2) Troféu Eliminatória BRA x ARG – 2010
3) Troféu Amistoso BRA x ARG – 1994
4)Troféu Estádio Salazar Brasil x Portugal – 30/06/1968
5) Prato Taça Independência – 1972
6) Taça Brasil x Grécia – Abril 1974
7) Camisa Autografada pela Seleção Brasileira Campeã – 1994
8) Camisa Autografada pela Comissão Técnica – 2014
9) Chuteira Bellini – 1958
10) Bola Copa Autografada por Cafu – 2002

Após a exposição no Shopping Eldorado o projeto passará por duas cidades-sedes da Copa e serão montadas nos shoppings da rede do grupo Ancar Ivanhoe: Rio Design Barra (RJ) e no Conjunto Nacional Brasília (DF).

Serviço:
Mostra “Brasil. Apaixonados Por Futebol”
Shopping Eldorado – São Paulo
Quando: até 25 de maio de 2014

Rio Design Barra – Rio de Janeiro
Quando: 30 de maio a 15 de junho de 2014

Conjunto Nacional Brasília – DF
Quando: 20 de junho a 13 de julho de 2014

Promotora: Rede de shoppings Ancar Ivanhoe
Realização: Seven Entretenimento e FSV
Apoio Institucional: Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.