Quebrando recordes

Paulistana é maior colecionadora de quebra-cabeças do mundo

Luiza Helena van-Erven de Figueiredo, 50 anos, adquiriu o hábito de montar quebra-cabeças ainda na infância por influência de uma tia que morava na Inglaterra. “Montar puzzles era o passatempo dela, que nos presenteava com os quebra-cabeças quando nos visitava”, afirmou a colecionadora.

Aos 7 anos de idade, Luiza montou o primeiro que formava a imagem de três cachorrinhos.

luiza_qcs

Luiza e um dos quebra-cabeças mais difíceis do mundo: The Sweet Shop (Foto: tarcilaz)

Além dos tradicionais, a colecionadora também tem em seu acervo alguns 3D como o Empire State, o Taj Mahal, o Castelo da Cinderela, um Globo Terrestre, entre outros.

taj_mahal

Quebra-cabeça do Taj Mahal em 3D (Foto: tarcilaz)

O recorde brasileiro foi homologado pelo RankBrasil, quando Luiza tinha 259 puzzles com os mais variados desenhos, e aproximadamente 273.189 peças. Já para a certificação do Guinness World Records™, Luiza dispunha de 238 caixas.

formatos_diferenciados

Peças em formato diferenciado (Foto: tarcilaz)

A coleção cresceu após os recordes, e está com 272 puzzles, mas ela afirma que concluiu outro desafio: “Recentemente, montei, em apenas três dias, um dos quebra-cabeças mais difíceis do mundo, o ‘The Sweet Shop’ (Heye Puzzles), com 529 peças. Ele é dupla-face, ou seja, tem a imagem dos confeitos impressos na frente e no verso.”

regiane_luiza

Regiane Santos, auditora do RankBrasil, e Luiza durante evento de certificação que contou com exposição dos 272 puzzles (14/08/2010) (Foto: tarcilaz)

Qual o tempo gasto com a coleção?

Luiza afirma que gasta em média de um a dois meses para montar um puzzle de 5000 peças, e interdita a sala como ocorreu com o da Capela Sistina. Outra atividade que exige tempo é a organização. “Todos os quebra-cabeças são numerados e catalogados”, destacou.

Os recordes…

certificado_rank_br

Certificado do recorde brasileiro: 259 caixas (Foto: tarcilaz)

certificado_guinness

Certificado do recorde mundial: 238 caixas (Foto: divulgação)

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.